
Jaxon da rádio 93.3 WMMR de Philadelphia, Pennsylvania, realizou uma entrevista nesta semana com o frontman do Metallica, James Hetfield. O áudio pode ser ouvido usando o player abaixo, e alguns trechos traduzidos podem ser conferidos a seguir.
Sobre o longo intervalo entre o álbum "Death Magnetic" de 2008 e o vindouro "Hardwired... To Self-Destruct", a sair em 18 de Novembro:
Hetfield: "Eu não acho que nós fizemos uma pausa. Eu acho que fizemos uma pequena pausa, mas o tempo não é um grande fator para nós no Metallica. Nós meio que fazemos isso no tempo do Metallica e, sabe, nosso prato está cheio praticamente o tempo todo com coisas diferentes. Então não é como se nós estivéssemos nos torturando ou aos outros esperando por isso. As coisas simplesmente acontecem na banda, outras coisas acontecendo, nós estamos fazendo turnês, shows isolados, e as coisas simplesmente acontecem. E sim, nós temos nossas vidas em casa também, e isso obviamente tem prioridade, mas não é a razão para demorar tanto. Nós só temos nosso ritmo com as coisas."
Sobre se o novo single, "Hardwired", é um indicativo de como soa o novo álbum:
Hetfield: "Isso foi, na verdade... 'Hardwired' foi a última música a ser escrita, então é meio que uma soma, ou um sumário, de muitos dos sentimentos, liricamente e nas idéias, do álbum, mas ela é definitivamente umas das músicas mais curtas do disco. Nós somos conhecidos por ter músicas longas, e há algumas delas neste disco também. Há um sentimento diverso, e isso é o que amamos fazer: nós gostamos de tocar rápido, devagar, médio e tudo no meio."
Se o "Hardwired... To Self-Destruct" está oficialmente finalizado:
Hetfield: "Bem, ok, você pode nos chamar de perfeccionistas, se quiser, e eu farei isso também. Mas há sempre algo. Sabe, 'ah, isto está um pouco longo. Vamos cortar isto. Vamos tornar isto um pouco mais potente'. Sabe, cara, nós somos artesãos, e queremos deixar isto o mais afiado e potente possível. Então até o último minuto - até a ordem das músicas. Então há sempre algo que estamos pensando e tentando torná-lo melhor e o mais potente possível. Então está sim finalizado quanto as músicas. Então é só a arte e as pequenas coisas aqui e ali que ainda estamos trabalhando."
Sobre a vindoura turnê de divulgação do "Hardwired... To Self-Destruct":
Hetfield: "Bem, não há dúvidas de que vamos fazer turnê dele. Eu não tenho idéia de onde faremos, onde lançaremos esta coisa nos ouvidos das pessoas. Eu amaria tocar em todos os lugares possíveis, mas, sabe, hoje em dia e com nossa idade, nós, de novo, queremos estar o mais afiados e potentes possíveis. Então terá que ser uma turnê seletiva - sabe, garantindo que estamos saudáveis e sendo capaz de dar o melhor em todos os lugares. Então será uma turnê menor, mas mais inteligente e potente."
Sobre o "Hardwired... To Self-Destruct" ser um disco duplo:
Hetfield: "Sim, eu te disse, cara - eu te disse que as músicas eram... Há algumas longas, e nós temos doze músicas lá, então para fazer soar o melhor sonicamente, foi isso que precisou ser feito. Nós queremos que soe ótimo, então do jeito que for funcionar, é como faremos funcionar."
Sobre se o Metallica ainda é, até hoje, acusado por alguns fãs de ter "se vendido":
Hetfield: "Sim, você tem versões diferentes disso online atualmente, com todos os haters e as pessoas que tem algo pra reclamar e elas... Sabe, tanto faz. Eles tem um ressentimento de dez anos atrás, e elas estão trazendo isso nesse novo álbum; eles nem ouviram ainda. É, tipo, 'tudo bem. Esta não é uma crítica musical. Isto é alguém bravo e precisando liberar isto'. Então, sabe, nós não damos a mínima. Nós amamos o que fazemos, e fazemos isso pois amamos fazer, e estamos fazendo música que nós queremos ouvir. Somos artistas, e é simples assim. E você pode julgar o quanto quiser, mas nós faremos o que sentimos que é certo para nós."
Sobre como o som do Metallica evoluiu nos últimos 35 anos:
Hetfield: "Bem, eu acho que estamos aqui para evoluir, e nós evoluímos. Mas vou te dizer, não devo julgar qualquer um que seja um artista que está fazendo o que quer. Se você fizer o mesmo álbum toda vez, isso é o que você ama fazer, esse é o seu porto seguro, está maravilhoso e é confiável. Então há sempre algo bom no que for que estiver saindo. Somos exploradores, cara - nós amamos tentar coisas diferentes e expandir os limites."
Se ainda há algo para o Metallica alcançar ou se, neste ponto, é só curtição:
Hetfield: "Bem, é um pouco dos dois, e para nós, sermos exploradores, temos que ter algo que... Qual é sua próxima aventura? E eu te digo, essas aventuras aparecem para nós, seja os empresários recebendo ofertas ou o que for, sempre há uma aventura que aparece para nós, e estamos prontos para isso. Nós queremos ser pioneiros, e há algumas coisas que não deram realmente certo, e há algumas que quase nos matou [risos] - sabe, certos filmes e coisas - enfim... Financeiramente e coisas assim. Mas estamos prontos para tentar novas coisas e torná-las divertidas e trazer sorrisos aos fãs por aí, e isso me faz sorrir."
Sobre se o Metallica se aposentará ou vão tocar até não aguentar mais:
Hetfield: "Eu não sei. Não estou nesse ponto ainda... Não há regras. Como um artista, quando você para? Você deveria parar? Se parar, você morre? Digo, olhe para o lemmy. Aquele cara estava lá, detonando até o último momento, e isso, para mim, é respeitável, mas isso é ele. Digo, isso é ele. Isso é o que ele amava; isso é como ele vivia. Por que você morreria sentado em uma cadeira em algum lugar? Ele amava fazer isso, e isso se encaixa nele. Então ainda não sei como é para nós."
Sobre não serem mais de uma grande gravadora e poder lançar os álbuns do Metallica através da Blackened Recordings:
Hetfield: "A Blackened Records é bem grande na minha cabeça, vou te dizer. [Risos] É um grande marco para nós termos nossa própria gravadora, tendo... Meus filhos, eles não conseguem entender isso. Tipo, 'o que você quer dizer que você é dono de sua própria música? Por que não seria?' Eu tento explicar a eles que era assim que as coisas funcionavam antes, e o fato de que temos nossos próprios masters e sermos capazer de planejar nosso próprio destino. Quais embalagens legais podemos fazer? Nós agora somos donos de uma gravadora para vinil de verdade, o que é bem legal. Então estamos animados. Esse é outro capítulo legal para o Metallica se tornar criativo."
Para visualizar este conteúdo, é necessário ter Flash instalado Fonte (em inglês): Blabbermouth.net
|