O baterista do Metallica, Lars Ulrich, que deixou muitos fãs raivosos ao iniciar uma batalha contra o Napster em 2000 anti-download ilegal de música, admitiu em entrevista recente que ele também usou a internet para obter um álbum completo sem pagar por ele. "Eu me sentei lá e baixei o [último CD do Metallica] 'Death Magnetic' [ilegalmente] da internet só pra testar", disse ele a Eddie Trunk da série "That Metal Show" da VH1 Classic.
"Foi como, 'Uau, é assim que funciona'. Eu achei que se tinha alguém que tinha o direito de baixar o 'Death Magnetic' de graça, era eu. Eu sentei lá uma noite em minha casa com cerca de seis de meus amigos e uma garrafa de vinho. E como que chamava isso?! [Tentando lembrar do nome do cliente de compartilhamento de arquivos que ele usou para baixar o álbum] Nós o achamos - foi tipo dois ou três dias depois que [o 'Death Magnetic'] vazou. Eu estava tipo, 'Quer saber? Eu preciso tentar isso'. Então eu sentei lá, e trinta minutos depois, eu tinha o 'Death Magnetic' no meu computador. Foi meio bizarro."
Em uma entrevista de 2003 para a Launch, Lars disse sobre a batalha da banda contra o Napster, "Na maior parte do tempo, é como um sonho ruim, tipo, o que foi aquilo? [Vários] anos depois, é tipo, isso realmente aconteceu? Nós passamos de bem respeitados, bem adorados, e então um dia eu acordo e de repente eu era o cara mais odiado no rock 'n' roll. Foi tipo, hã? Eu? O que eu fiz de errado? Eu sou um dos mocinhos. Havia todo tipo de coisa estranha. Se você olhar para nossa história, nós sempre fomos bem protetores com nossas coisas. Quando alguém chega próximo demais ou mexe com nossas coisas, nós sempre tomamos ações. Em retrospectiva, eu tenho orgulho do que nós fizemos, eu realmente fui pego de surpresa nessa. Em meu pequeno mundo ignorante, eu não vi isso vindo. Eu fui completamente ignorante e sem idéia da magnitude deste problema para as pessoas. Eu estava sentado lá no meu pequeno mundo egoísta, 'Eu vou proteger o Metallica. Não mexa com o Metallica'. Então (som explosivo), 'Você é a favor das gravadores, seu ganacioso!' Eu não sou pró-gravadora. Nós inventamos ser anti-gravadoras. Nós falamos para nossa gravadora se foder antes de qualquer um. Parem. Foi algo muito surreal, porque foi tão difícil conectar o que eu lia sobre mim e o Metallica, era tão abstrato com aquilo que estava no meu radar sobre minha própria realidade. As pessoas falando, 'você é um homenzinho ganancioso'. Foi tipo, sobre o que nós estamos falando? Nós temos dado coisas há anos. Nós queremos ser aqueles que dão as coisas de graça, não alguma outra pessoa. Eu tenho orgulho da postura que tomamos. Foi uma época bem difícil. Foi muito difícil, porque no meio disso tudo, você precisa colocar sua melhor cara para mostrar. Foi difícil. Muitas dessas merdas machucam e perturbam porque foi difícil de conectar isso a sua própria realidade. Por bem ou por mal, eu iniciei um bom debate. Em retrospectiva, eu não estou clamando por algum tipo de vitória - quem liga pra isso? - eu acho que mais pessoas estão começando a perceber, não que nós estávamos certos, mas isto é algo que está mudando a face de tudo que está rolando. Não só no mundo musical, mas o mundo dos filmes é o próximo. Qual melhor forma de lidar com isso do que pelo menos educar as pessoas sobre isso. Se não, eu olho para os seis meses em 2000 como um primeiro passo na educação."
Fonte (em inglês): Blabbermouth.net
|