Destaques

Notícias

Hammett: Mustaine toca rápido, eu toco melodicamente

   06 de Junho de 2008     tags: hammett, entrevista, mustaine      Comentários

David Fricke da RollingStone.com realizou recentemente uma entrevista com o guitarrista do Metallica, Kirk Hammett. Alguns trechos podem ser conferidos abaixo:

RollingStone.com: Você tem trabalhado no novo álbum do Metallica por quase três anos. Como você sabe que riffs e solos guardar e quais jogar fora?

Kirk: Eu sei quando eu estou cortando ou não. E eu sempre tento fazer o solo o melhor que pode ser. Eu gravei mais de 100 solos para uma faixa deste álbum - e o solo só tem 25 segundos de duração [risos]. Mas é visível quando o solo funciona e que está tudo lá. Ou é "Uau!" - ou não é bom o suficiente. É esse branco e preto.

RollingStone.com: Como você descreveria seu papel no som de duas guitarras do Metallica?

Kirk: James [Hetfield] e eu sempre nos complementamos. Nós nunca tivemos brigas de guitarras, como muitas das bandas com dois guitarristas têm. Sua abordagem é primariamente rítmica e percursiva. A minha é mais técnica e fluida. Eu vejo a guitarra como um monte de escalar e tons. Eu escrevi riffs e arranjos de acordes para garantir que eles se encaixem bem harmonicamente. Em muitos dos álbuns que fizemos nos anos 90, eu fazia a orquestração, procurando algo que encaixasse em certa parte para faze-la mais excitante - uma textura, um acorde, um pequeno lick. Nós deixamos isso de lado. Nós voltamos com a coisa de uma voz de guitarra como fizemos nos anos 80. O álbum em que estamos trabalhando é sobre o Metallica como uma coisa única - uma locomotiva vindo para te moer.

RollingStone.com: Teve algum solo nos primeiros álbums que foi um avanço em seu modo de tocar?

Kirk: Quando os outros caras ouviram o solo de "Creeping Death" e "Ride the Lightning" [ambos do álbum de 1984 "Ride the Lightning"], foi um aspecto diferente de solar daqueles com o qual estavam acostumados. [O guitarrista solo original] Dave Mustaine tocava rápido o tempo todo. Eu toco melodicamente. E eu toco partes, seções diferentes para fazer o solo o mais envolvente possível. Embora eu sempre tenha sido espalhafatoso. Eu admito.

RollingStone.com: Como você escreveu o riff de "Enter Sandman" [do álbum de 1991 "Metallica"]? É de reconhecimento imediato junto de "Smoke on the Water" e "Whole Lotta Love".

Kirk: Meu amigo tem uma loja de guitarra, e tinha um grande cartaz lá que diz "No Enter Sandman" [risos]. O Soundgarden tinha acabado de lançar o "Louder Than Love". Eu estava tentando capturar a atitude deles frente a grandes e pesados riffs. Era duas da manhã. Eu coloquei a fita e não pensei nisso. Quando o [baterista] Lars [Ulrich] ouviu o riff, ele disse, "É ótimo! Mas repita a primeira parte quatro vezes." Foi essa sugestão que o tornou ainda mais grudento.

A entrevista completa pode ser lida, em inglês, clicando aqui.

Fonte (em inglês): Blabbermouth.net


Veja também

Hammett comenta sobre quando percebeu ser um rock star (17 de setembro de 2008)
Kirk relembra composições com Cliff no "Ride" (21 de junho de 2014)
Hammett participará de novo disco do Exodus (25 de julho de 2014)
Ouça participação de Hammett no disco novo do Exodus (09 de setembro de 2014)
Hammett: "Eu não um Eddie Van Halen, mas ainda estou aprendendo" (27 de setembro de 2010)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2025 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade