No final de Maio, Lars Ulrich falou com o apresentador de um talk show sueco, Fredrik Skavlan, sobre a possibilidade do Metallica fazer um novo álbum durante a quarentena. O baterista disse: "Nós estamos apenas começando, nas últimas quatro semanas talvez, a nos conectarmos novamente. Nós estávamos nos conectando obviamente [antes disso], mas agora estamos fazendo isso criativamente, e estamos meio que em modo de descobrimento, eu acho que é uma boa forma de falar. Estamos enviando idéias uns para os outros via e-mail e via Zoom e tentando fazer música nessas situações não usuais."
"Nós temos uma reunião via Zoom semanal", revelou Lars. "Nós temos feito isso basicamente desde que a pandemia começou, 10 ou 11 semanas atrás - desde que isso começou nos EUA. Então nos juntamos uma vez por semana no Zoom por algumas horas para nos atualizarmos. A coisa boa disso é que a gente apenas conversa sobre o que temos feito e não falamos sobre o Metallica por horas e horas. Mas agora que começamos a trocar algumas idéias, isso é ótimo. É bom estar em contato, é bom ser parte de novo desse grupo, e eu estou ansioso para as oportunidades criativas que estão pela frente."
Perguntado sobre as diferenças de fazer um álbum "normal" do Metallica e um álbum na quarentena, Ulrich disse: "Até agora, pelo menos o lado sônico disso e os elementos práticos estão surpreendentemente em boa forma, na verdade. Então nós precisamos apenas descobrir o quanto podemos criar sem estar no mesmo espaço. A diferença, obviamente, entre bandas como nós e pessoas que ainda estão bandas, como os U2s do mundo ou o Red Hot Chili Peppers ou Coldplay ou Iron Maiden ou o que for que ainda sejam realmente bandas, é que você conta com o formato do grupo para realmente progredir. Então é diferente quando você é um artista solo e é apenas você e sua guitarra. Então é uma grande diferença."