Destaques

Notícias

Hetfield comenta sobre composição de letras

   19 de Dezembro de 2008     tags: hetfield, entrevista      Comentários

A revista Revolver elegeu o "Death Magnetic" do Metallica como o "Álbum do Ano", e conversou recentemente com o frontman James Hetfield sobre o disco e os elogios recebidos pela crítica. Um trecho da conversa pode ser conferido abaixo.

Revolver: O que rolou, pessoalmente, entre vocês quatro para fazer um disco como este?

Hetfield: Pessoalmente? Muito respeito. Muita comunicação, e muito foco enquanto nós estamos lá. Há muita honestidade e, sabe, dar um feedback honesto colabora com o projeto, não só brigando e batalhando. Coisa que é realmente honesta e que tornará o projeto melhor. E eu acho que nós todos estamos melhorando um pouco nisso; nossa pele está um pouco mais grossa, e somos capazes de deixar de lado coisas que não se encaixam, sabe. E trabalhar com o [produtor] Rick Rubin, nós aprendemos muito nisso!

Revolver: Você aprendeu sobre ter uma pele mais grossa?

Hetfield: Bem, você está colocando seu coração nisso, sabe? E qualquer um que escreve música ou escreve como você sabe que você coloca seu coração lá com sua arte. E quando alguém julga isso, claro que vai machucar, mas você precisa ou ter a confiança de, "Sim, ok, eu posso fazer melhor", ou "parte da afirmação desse cara faz sentido - esta parte não", e seguir com isso.

Revolver: Você pode dar um exemplo específico de uma música onde você precisou de uma pele grossa?

Hetfield: Bem, falando de riffs, eu sou bem confiante. Mas quando é sobre letras, aí é quando fica ainda mais pessoal. Está vindo de algum lugar, e você não tem certeza de onde está vindo. Não importa o quão externo, foi digerido por você; está ligado a sua vida de alguma forma. Seja durante sua infância ou eventos recentes ou o que for, está ligado, e você tem que ter o sentimento nisso, e isto significa que há uma oportunidade de ter sentimentos machucados. Então quando você está escrevendo letras e alguém diz, "Meh, isto não é tão bom", você pensa, "Wow, ok". Porque eles estão basicamente dizendo que sua vida não é tão boa! Parece meio dessa forma, porque você está se dedicando tanto lá. Mas aceitar o desafio - isto faz mais sentido pra mim. Ficar todo bravo e reescrever funciona de um modo, mas aceitar o desafio é sempre bom. Então tiveram até que algumas coisas de letras. Tiveram até que algumas em algumas músicas, assim como nós fazemos ao Lars [Ulrich, bateria] ao fazer uma certa batida na bateria e dizemos, "Meh, você pode fazer melhor isso, tente algumas coisas". Nós fizemos isso, onde eles falaram, "Estas letras estão ok. Tente outra coisa". Tiveram até que algumas nesse disco. Eles não sentaram e analisaram cada coisinha como Rick fez neste disco, mas eu sentei na casa de Rick em sua sala de estar vazia, onde ele basicamente tem um sofá de couro branco e um grande aparelho de som, e nós sentamos lá e passamos por isso. Nós estávamos basicamente procurando por coisas que nos abalavam: "Isto me abalou. Aquilo me abalou. Eu não sei o que diabos estas letras significam", sabe? Até o [título] "Death Magnetic", o que diabos é isso? Eu não sei, mas me abala. Tem emoção nisso! Nós procuramos por muito disso, e através do passado, mesmo nos discos antigos tinha muito dessa atração misteriosa. Você não sabe exatamente o que era, mas no minuto que você cantou ou sentiu isso, você sabia o que significava.

Mais trechos da entrevista podem ser lidos, em inglês, clicando aqui.

Fonte (em inglês): Blabbermouth.net


Veja também

Hammett fala sobre Lulu, Cliff Burton e Velvet Underground (01 de novembro de 2011)
Ulrich: "Muito mais dinâmicas e formas diferentes" no novo álbum (26 de outubro de 2007)
Hetfield sobre vida, morte e Metallica (08 de dezembro de 2008)
Ulrich sobre carreira do Metallica: "Uma jornada bem pura, bem honesta, bem direta" (21 de novembro de 2013)
Hetfield: "Dave Mustaine é uma boa pessoa" (12 de novembro de 2004)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2024 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade