O baterista do Metallica falou com a Radio.com sobre seu amor pelo Deep Purple, a banda que ele introduzirá na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame 2016 em 8 de Abril no Barclays Center de Brooklyn, New York.
Ulrich disse: "Quando eu cresci em Copenhagen, Dinamarca, nos anos 70, Deep Purple era a maior banda de rock. Eram três grandes bandas na época: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. E Deep Purple, na Escandinávia e Alemanha, era a maior; as pessoas os conheciam mais. Led Zeppelin tinha uma tendêndia, ou era provavelmente mais apreciado nos Estados Unidos. E Black Sabbath, obviamente, era super pesado, mas eu não os conheci até uns anos depois."
Ele continuou: "Deep Purple era uma força incrível ao vivo. Eles eram conhecidos pelo seu instrumental... Digo, eles eram bem, bem eficientes tecnicamente, e cada noite quando eles tocavam um show, seria diferente da noite anterior e da noite seguinte. Eles tinham estas músicas de três ou quatro ou cinco minutos em seus discos que virariam músicas ao vivo de dez, quinze, vinte minutos. Você nunca sabia o que iria acontecer. Ritchie Blackmore, o guitarrista solo e este tipo de personagem lendário, impulsivo, imprevisível, sempre levaria esta banda a direções diferentes e havia muita provocação entre os músicos. Digo, havia noite em que eles quase pareciam jazz. Era uma coisa totalmente diferente."
Ulrich completou: "Zeppelin era um pouco mais baseado em blues. Sabbath era também... Eles tinham um tipo de coisa mais pesado, blues. Deep Purple simplesmente veio de outro lugar, e havia uma eficiência técnica que não havia paralelo na época. E então, obviamente, uma sequência de singles - de 'Smoke on the Water' a 'Strange Kind of Woman' a 'Woman From Tokyo' a 'Space Truckin'' e então 'Highway Star' e todo o resto que eram grandes, grandes sucessos... E seu legado musical, o que eles criaram, entre os membros do Deep Purple ao Rainbow ao Whitesnake e todas essas bandas... A banda solo de Ian Gillan... Digo, seu legado continuou meio que a crescer e crescer durante os últimos trinta anos. E eles ainda estão tocando... Formação diferente e tudo mais. Mas a árvore da família Deep Purple está crescendo mais e mais no mundo."