O baterista do Metallica, Lars Ulrich, participou de um painel de discussão no festival Cannes Lions na segunda (22 de Junho), entitulado "Music and Brands: Moving At The Speed of Culture" ("Música e Marcas: Movendo na velocidade da cultura"). Vídeos de sua participação podem ser conferidos abaixo.
Ulrich disse que o Metallica aceita um em cada 20 contatos de marcas que recebem para parcerias comerciais. Ele explicou: "Você só senta lá e é apresentado a várias opções. Eu diria que nós falamos sim para uma em cada 20 coisas. Tem a ver em ser a hora certa - quem é a marca, o que eles estão oferecendo. É bem direto: é alguém com quem você iria para a cama ou não? Em geral, não é."
Ele também rejeitou a idéia de que fazer contratos com patrocínio os tornam vendidos. "Eu acho que nós fizemos isso bem", disse ele. "Eu durmo muito bem de noite, e eu acho que nós mantivemos a credibilidade bem intacta. Mas é uma situação diferente de 20 anos atrás. Você precisa ser adaptável."
Perguntado sobre o que ele acha das pessoas que fazem propaganda, Ulrich disse: "Eu acho que há muitas pessoas boas na propaganda que estão apenas fazendo seus trabalhos. Essa é a paixão deles e esse é o foco particular na vida deles. Eu não sei se eu teria uma maneira estilo manifesto de olhar para os anunciantes. Eu acho que... Obviamente, quando é relacionado ao Metallica... Quando você faz música, há um processo criativo e parte desse processo criativo é que você realmente... Eu acho que é apenas o elemento humano. Quando você faz algo que é criativo e que você está animado com os elementos humanos, você quer compartilhar com outras pessoas. Não é que necessariamente você queira fazer dinheiro, não é que necessariamente você queira se mostrar... É meio que, algo básico, tipo quase infantil... É tipo quando uma criança faz um desenho, ela simplesmente quer mostrar para todas as pessoas do lugar. Então quando pessoas criativas se esforçam criativamente, elas querem compartilhar isso, e é aí que os anunciantes se saem em níveis diferentes. E então, quando você joga essas palavras por aí, tipo 'marcas' e 'propaganda' e todas essas coisas que vocês tem ouvido por dias aqui, e continuarão ouvindo pelo resto da semana, elas são meio que termos genéricos, mas, obviamente, você quer divulgar as coisas para as pessoas."
Cannes Lions é a maior premiação anual mundial e festival para profissionais na indústria criativa de comunicação.