Na última edição da revista do fã-clube oficial do Metallica, a "So What!", o guitarrista da banda, Kirk Hammett, foi perguntado se havia algum tema musical em comum nas 14 músicas que o grupo está gravando para seu novo álbum.
"Existe na verdade um tema incomum que está aparecendo nas músicas," ele respondeu. "Eu não sei ao certo como reagir a isso. Talvez seja alguém tentando nos dizer como devemos reagir, mas muitas das músicas tem um toque de harmônicos orientais, um toque de harmônicos menores, e quando eu digo harmônicos menores, isto deve ser entendido como sons orientais ou do Oriente Médio, ou talvez árabe? Eu não sei se é só a época, o sinal dos tempos, ou talvez porque, sabe, a cultura do Oriente Médio prevalece tanto, ou talvez as coisas negativas sobre a cultura do Oriente Médio. Talvez os artistas estejam conscientes, apenas desejam iluminar os aspectos positivos da cultura do Oriente Médio, isto é, a música. Mas existem passagens que soam, que usam harmônicos menores e dominantes, e estes sons são característicos dos árabes ou do Oriente Médio, e você os ouve em todas as músicas. Nos momentos mais improváveis, de repente eles mudam e lá estão eles, um toque de Síria ou Iraque, até onde a cultura for. Nós estamos tocando notas que foram tocadas, que estão sendo tocados há milhares de anos, mas não nasceram na cultura ocidental, é uma viagem. E talvez eu seja o primeiro a colocar isso em palavras, mas está lá."
Os planos do grupo é de trabalhar no novo álbum até começo de Junho, fazer uma pausa para uma turnê européia e então terminar as gravações em Agosto. Sobre a data de lançamento, Lars diz que espera que saia neste ano ainda, mas caso isto não ocorra, o álbum deverá sair no início do ano que vem.
Fonte (em inglês): Blabbermouth.net
|