Destaques

Notícias

Newsted: "O riff principal de Blackened é meu"

   11 de Outubro de 2013     tags: entrevista, newsted      Comentários

O ex-baixista do Metallica, Jason Newsted, respondeu recentemente a várias perguntas dos leitores da revista Guitar World. Alguns trechos da conversa podem ser conferidos abaixo.

P: "Doomsday For The Deceiver" é ótimo! Como foi a experiência de gravar isso com o Flotsam and Jetsam, comparado com o "...And Justice For All" do Metallica?

Newsted: O LP inteiro do "Doomsday" foi gravado, mixado e masterizado em cinco dias por US$5000. Essa é a principal diferença. [risos] Todo mundo foi lá e tocou sua parte, afinado ou não, como você pode ouvir. Tinha a ver com os sentimentos. E o carisma nos carregou. No Metallica, tudo se tornou bem "meticuloso" depois de um tempo. Na época do disco preto, nós começamos a aprender do microscópio do [produtor] Bob Rock e a fazer tudo o mais perfeito possível. É o completo oposto de um disco do Flotsam.

P: Você tem um crédito de composição no disco preto ["My Friend Of Misery"], que é um dos discos que mais vendeu de todos os tempos. Só os lucros vindo dele já são suficientes para pagar as contas?

Newsted: Bem, essa é uma pergunta meio pessoal. Eu realmente não sei o que dizer. [risos] Eu acho que você está brincando, então eu vou devolver. Minha resposta é: eu tenho sido capaz de fazer o que eu quero fazer quando eu quero fazer por 20 anos. [risos]

P: Qual é a sua memória favorita e a pior no palco?

Newsted: A pior é a do James [Hetfield] se queimando [em 8 de Agosto de 1992, em um acidente com os efeitos pirotécnicos do palco]. Não tenho nem o que pensar sobre isso. Ser destruído no palco é difícil. Mas nada se compara ao acidente de James. E o melhor momento no palco? Houveram vários. Tocar no Grammys foi bem legal. Quando nós estávamos ensaiando no camarim, eu olhei para fora e vi esses cartazes nos assentos com uma foto da pessoa que sentaria lá para o show: James Brown, Tom Petty, Buck Owens e Prince. Quando nós saímos para realmente tocarmos, eles estavam todos sentados lá... Foi um momento de tanto orgulho. Depois nós vimos James Brown nos bastidores e ele estava balançando sua cabeça e nos contando que nós realmente sabíamos como lidar com alguns negócios. Estes foram os melhores momentos: quando seus ídolos te reconhecem, e até te chamam pelo primeiro nome.

P: Você co-escreveu "Blackened" do "...And Justice For All", que eu acho que é uma melhores músicas de abertura de álbum de todos os tempos. O que você se lembra de como essa música foi feita?

Newsted: Sim, o riff principal é meu. Eu o escrevi no baixo, no entanto. Eu nunca contei essa história antes, e me envergonha um pouco. Eu estava na banda há pouco tempo. Eu ainda estava em um apartamento pequeno, alugado, de um quarto. E James vinha para minha casa, como se fóssemos amigos. Ele vinha para jantar. Nós saíamos e tocavamos no sofá. Era um sonho para mim. Metallica era minha banda favorita. Foi bem surreal. Eu tinha um conjunto Tascam de quatro trilhas no quarto. Então nós fomos lá, ele pegou a guitarra e eu o baixo. Eu estou brincando com este riff. E então ele começa a tocar junto, e a música começa a se formar bem naquela hora. Eu estou sentado na minha cadeira, tipo, "caralho, cara. Isto é algo!". Isto foi a primeira coisa que construímos juntos. E ele falando, "cara, esse riff é bom o suficiente para abrir nosso álbum", realmente me deu a sensação de vitória, pois eu o admirava muito, e ainda admiro até hoje.

A matéria completa pode ser lida, em inglês, clicando aqui.

Fonte (em inglês): Blabbermouth.net


Veja também

Andreas Kisser conta como quase substituiu Hetfield em 92 (11 de dezembro de 2013)
Newsted explica o baixo apagado de ...And Justice For All (02 de maio de 2013)
Newsted elogia Hetfield (12 de janeiro de 2013)
Newsted: Sem rancor com o Metallica (07 de fevereiro de 2013)
Trujillo relembra sua audição para o Metallica (03 de janeiro de 2016)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Google+   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2019 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade