Destaques

Notícias

Metallica comenta importância de criar sua própria gravadora

   15 de fevereiro de 2017     tags: hetfield, ulrich, entrevista      Comentários



Em uma nova entrevista para o The Red Bulletin, os membros do Metallica, James Hetfield (guitarra, vocal) e Lars Ulrich (bateria), foram questionados sobre quão importante foi para a carreira da banda obter independência ao serem donos de todas as suas master tapes.

"Para nós, sim, tem sido importante, mas para as outras pessoas? Eu não sei", disse Hetfield. "Quando estávamos começando, assinar um contrato com uma gravadora era algo grande. Eu não acho que é tão importante atualmente. O fato de que você pode fazer sua própria música no seu porão, prensá-la e lança-la é maravilhoso, mas quão longe você chega com isso? Você eventualmente assina com alguém que é maior? Essas são decisões de negócios que você precisa fazer. Você precisa se perguntar, 'o que é que queremos fazer?'. Você quer fazer uma turnê pelo mundo, tocar só na sua região? Você deve fazer o que te faz feliz."

Completou Ulrich: "Nós sempre sentimos que éramos estranhos. Eu acho que nós nunca realmente sentimos a necessidade de jogar o jogo. A melhor coisa sobre nosso sucesso é que nos permitiu a oportunidade de trilhar nosso próprio caminho criativo. Primeiramente, independência para gente significa que nós nunca realmente pegamos dinheiro de ninguém; nós nunca devemos nada a ninguém."

Hetfield continuou: "Nós sempre fomos loucos por controle. Como artistas, sempre sentimos a necessidade de ter pelo menos um pouco de controle sobre como nossa arte é apresentada. Seja um artista ou um escultor, você terá uma opinião forte sobre como sua arte é exibida ou onde ela é colocada - essa é parte da visão artística."

Perguntado se eles concordam que tiveram que se adaptar e serem flexíveis em suas carreiras, James disse: "Quando as comportas se abriram e a música estava por toda internet de graça, isso nos assustou e nós não sabíamos o que pensar sobre isso. Mas obviamente agora é uma ótima e conveniente forma de conseguir música, então adaptar é a única forma de sobreviver. Eu acho que isso é verdade em qualquer parte da vida."

Segundo a Billboard, o último álbum do Metallica, "Hardwired... To Self-Destruct", é distribuído nos EUA pela Alternative Distribution Alliance, o braço independente da Warner Music Group. O Metallica anteriormente lançou sua música através da Elektra Records da Warner Music (começando em 1984) e posteriormente através da Warner Bros. Records. A banda renegociou seu contrato com a Warner Music em 1994, e esse contrato expirou em Novembro de 2012. Como parte do acordo, o grupo saiu da Warner Music com suas master tapes, que foram usadas posteriormente para os relançamentos em sua própria gravadora, a Blackened Recordings.

"No começo dos anos 90, Cliff [Burnstein], um dos nossos empresários, estava falando sobre essa forma de independência e liberdade criativa total que teríamos ao sermos donos de nossas fitas master", disse Lars ao The Red Bulletin. "Isso nos ofereceria um desassociação total com a indústria da música. Quando isso foi explicado para nós, obviamente fez muito sentido. Então quando entramos nas negociações de contrato, esse foi sempre o modus operandi primário, de eventualmente sermos donos do nosso catálogo anterior. Qualquer desassociação e dinâmica que te liberta é algo ótimo, pois você está verdadeiramente livre para fazer o que quer."

"A Elektra foi boa para nós, mas a gente sempre quis ser dono de nossas próprias masters em algum momento - e por que não iríamos querer?", completou James. "É realmente ótimo ser dono delas, pois elas são suas no fim das contas! Muitas das bandas dos anos 70 e 80 não viram isso como uma opção ou não se importaram com isso. Nós tivemos sorte de ter empresários bem experientes."

Fonte (em inglês): Blabbermouth.net


Veja também

Futuro incerto do Metallica na Warner Music (30 de maio de 2008)
Metallica anuncia gravadora própria: Blackened Recordings (30 de novembro de 2012)
Metallica sem gravadora no futuro? (23 de março de 2004)
Hetfield sobre disco novo: "Por mais que demore é o quanto vai demorar" (19 de dezembro de 2015)
Hetfield: Amamos o que fazemos e estamos fazendo música que queremos ouvir (15 de setembro de 2016)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Google+   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2017 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade