
o guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, foi entrevistado no último episódio do "The MetalSucks Podcast". Você pode ouvir a conversa clicando aqui. Alguns trechos traduzidos podem ser conferidos a seguir.
Sobre sua renovada paixão por tocar guitarra:
"Eu tenho contado isto pelos últimos oito ou nove meses... Eu pareço ter encontrado uma forma de reconectar com minha guitarra de forma que eu não me reconectava há décadas. E é muito, muito interessante para mim, pois, de repente, eu me vejo tocando coisas diferentes, que nunca toquei antes e vendo coisas de maneiras que não via antes. E é realmente estranho, pois eu não esperava isso. Eu só pensava, se eu continuar tocando meu instrumento, a vida segue. Mas de um jeito ou de outro, eu consegui me reconectar com meu instrumento e me sinto inspirado de novo. É na verdade estranho para mim, pois, como eu disse, não esperava que isso fosse acontecer, mas está acontecendo, e eu sou muito, muito grato por isso."
Sobre como ele mede o sucesso:
"Nós sempre meio que vimos o sucesso em termos musicais, em termos criativos e atingimos nossas próprias metas que queríamos atingir. E isso nunca foi sinônimo de números ou dólares. Geralmente isso significou música boa, e performances boas, emocionantes. Para mim, um dos primeiros sucessos que tivemos foi poder ir a Europa quando o 'Kill 'Em All' saiu. Digo, para nós, foi a coisa mais espetacular. 'Nós fizemos um álbum. Oh, não! Você está brincando! Nós realmente temos uma oportunidade de ir a Europa e tocar?' Digo, isso foi um grande sucesso. E outro grande sucesso, na minha opinião, foi fazer o 'Ride the Lightning'. Muitas vezes você tem a oportunidade de fazer um álbum, mas não tem garantia de que fará um segundo. Mas nós fomos capazes de fazer um segundo álbum, e tivemos sucesso em vários níveis diferentes. Digo, nós fizemos realmente um álbum que nós achamos ser ótimo, e o gravamos na Europa e pudemos sair em turnê e fazer shows desse álbum na Europa e América. Então os sucessos para gente não eram medidos de uma maneira meio de negócios; nossos sucessos sempre foram medidos mais de maneira criativa, de maneira musical. E até hoje, sim, os empresários dizem, 'Oh, este foi um sucesso porque vendeu 'X' ingressos ou vendeu 'X' tantos', mas, sério, os sucessos reais que realmente significam algo são os sucessos musicais, os sucessos criativos e os sucessos que acompanham o trabalho duro e os esforços focados em objetivos para chegar aquela marca."
Sobre ganhar várias enquetes de melhor guitarrista em revistas de rock e sites de heavy metal:
"Cara, eu só tento ser o melhor músico que eu posso, e o melhor guitarrista que eu posso, o melhor membro de banda que eu posso ser. E coisas como enquetes, tudo isso, não faz muita diferença para mim. É mais um concurso de popularidade do que qualquer coisa para mim - ou parece ser um concurso de popularidade. E, sabe, desde que era uma criança, eu sempre fui muito bom em perder concursos de popularidade. E então, de repente quando adulto, começo a ganhar esses concursos, eu meio que sei muito bem... Você precisa entender, cara, eu sou o típico caso clássico de uma criança tímida, nerd, que só quer tocar guitarra e que acha que pode fazer algo muito bem. E eu me peguei a isso."
Fonte (em inglês): Blabbermouth.net
|