Destaques

Notícias

Membros de bandas comentam Master of Puppets

   01 de Abril de 2011     tags: master of puppets      Comentários

Em honra ao 25º aniversário de lançamento do álbum clássico do METALLICA, o site Noisecreep reuniu uma “bateria” de músicos que vai do Sepultura, passando por Arsis até Unearth, para descobrir como e quando eles tiveram a primeira experiência com um dos mais importantes álbuns já lançados. Alguns trechos seguem abaixo.

Andreas Kisser (Sepultura): “Eu estava com uma amiga minha que amava metal e tinha acesso a alguns álbuns importados. Ela veio até minha casa um dia com o ‘Master of Puppets’ embaixo do braço. Eu o ouvi e foi um choque total. Lembro que a primeira música que eu gostei foi ‘Welcome Home (Sanitarium)’. Isso foi em 1986 e foi um privilégio para um brasileiro ouvir aquele álbum naquela época.”

Ivar Bjørnson (Enslaved): “Eu estava na casa de nosso vocalista, Grutle, para uma festa, quando ele botou o álbum para tocar – acho que eu estava tomando refrigerante, pois tinha 12 ou 13 anos de idade na época. Não foi o primeiro álbum do Metallica que eu ouvi – em minha defesa, tinha oito anos de idade quando na verdade o ‘Master of Puppets’ foi lançado. De qualquer forma, Grutle tocou o álbum enquanto curtíamos na casa dele, em algum momento em 1990 – em acho.”

Chris Barnes (Six Feet Under): “A primeira vez que eu ouvi o ‘Master of Puppets’, eu era veterano na High School (Ensino Médio nos EUA), e cantando e compondo para minha banda de origem, Leviathan, e morando na periferia de Buffalo, Nova York. No ano anterior, eu tive o privilégio de assistir a um show do Metallica, da tour ‘Ride the Lightning’, no Salty Dog em Buffalo, no meio de uma galera, com 50 outros fãs malucos que arriscavam a vida comparecendo àquele show. Eu fiquei a um metro e meio de distância do Cliff Burton o show inteiro – nunca esquecerei isso.”

Trevor Phipps (Unearth): “Acho que estava na 3ª ou 4ª série quando aquele álbum foi lançado e um amigo meu tinha um irmão mais velho que sempre trazia fitas cassete e vinis de metal para ouvir após as aulas. Foi um dos álbuns que nós ouvíamos enquanto jogávamos video-game na sala de estar. As primeiras audições de ‘Master of Puppets’ e ‘The Number of the Beast’, do Iron Maiden, são lembranças vívidas para mim e tenho certeza de onde eu estava sentado na primeira vez que eu ouvi aqueles álbuns. Posso assegurar que ‘Master of Puppets’ é um dos álbuns que mudou minha vida.”

Leia mais relatos de músicos no site Noisecreep (em inglês).

Há 25 anos, nesse mês, o METALLICA lançava seu épico terceiro álbum de estúdio, “Master of Puppets”. O disco foi lançado em 3 de março de 1986 e foi produzido por Flemming Rasmussen, que também produziu o “Ride the Lightning”, de 1984, e “... And Justice for All”, de 1988, para a banda. Em uma entrevista para o jornal Phoenix New Times, Rasmussen foi questionado se ele sabia que o álbum era especial enquanto estava trabalhando nele. Ele respondeu: “Claro! Desde as demos, nós já sabíamos que esse álbum seria incrível. Acho que nós todos sentíamos que esse seria o melhor álbum do Metallica, pois tínhamos um monte de músicas bem pesadas. Mesmo as instrumentais eram incríveis.!

“Master of Puppets” foi o último álbum a contar com o baixista Cliff Burton, que veio a falecer num acidente envolvendo o ônibus em que estavam durante a turnê, em setembro de 1986, e foi substituído por Jason Newsted. Rasmussen falou sobre Burton: “Com certeza, ele era único, e ainda que Jason seja um grande baixista, era impossível substituir Cliff.”

Muitos fãs consideram o “Master of Puppets” como o melhor trabalho do Metallica, o que a própria banda reconheceu quando tocou o álbum na íntegra numa turnê de verão em 2006 pela Europa. The Pulse of Radio perguntou ao frontman James Hetfield se a banda iria voltar a tocar outro álbum na íntegra num show. “É muito importante que o fã esteja envolvido nisso, sabe?”, disse ele. “Foi mais pelo pedido dos fãs para fazermos isso do que por nós querendo fazê-lo. Você sabe, aquele foi um álbum muito importante em nossa carreira, tão histórico para tanta gente e aquiele pedido fez sentido. Mas tanto quanto, você sabe – eu adoraria tocar qualquer um e todos os álbuns, porém depende muito dos fãs quererem isso de coração, ou não.”

“Master of Puppets” foi o primeiro álbum do METALLICA a ganhar disco de ouro, por vender mais de meio milhão de cópias. Muitas músicas do disco, incluindo “Welcome Home (Sanitarium)”, “Battery”, “Leper Messiah” e a faixa-título ainda fazem parte do repertório da banda até hoje.

Fonte: Whiplash!


Veja também

Ex-produtor do Metallica: "Master of Puppets é uma obra-prima" (08 de abril de 2011)
Entrevista com Flemming Rasmussen (04 de março de 2011)
Flemming Rasmussen fala sobre gravar o Ride the Lightning (08 de agosto de 2014)
Metallica: tributo com orquestra em outubro (28 de agosto de 2006)
Geddy Lee do Rush quase produziu Master of Puppets (10 de dezembro de 2015)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2024 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade