A gravadora européia do Metallica, Universal Music, cancelou a entrevista da banda com o jornal sueco Sydsvenskan semana passada, depois que um dos escritores do jornal admitiu em seu review do novo álbum do grupo que ele baixou ilegalmente uma versão alternativa do CD na internet.
Em seu review em que deu 3 estrelas (de 5 possíveis), John Jeppsson mencionou uma versão editada do CD que ele obteve através do site sueco The Pirate Bay, que se auto-intula o "maior tracker de BitTorrent do mundo". De acordo com Jeppsson, "Death Magnetic: Better, Shorter, Cut" contém as mesmas 10 músicas que são encontradas no CD original do "Death Magnetic", mas com "um a quatro minutos a menos em cada música". Ele escreveu, "assim que as músicas são salvas da gordura extra - compare isto com pessoas que podem perder metade de seu peso e você pode sentir quantas vezes os refrões são repetidos demais nas faixas originais - elas não são só intensas e precisas, elas atingem as expectativas."
Conversando com a Dagens Media sobre o review e a decisão da Universal de cancelar a entrevista agendada com o Sydsvenskan, o presidente da Universal Music Suécia, Per Sundin, afirmou, "a pessoa que fez a resenha fez referência a um BitTorrent onde alguém alterou as músicas originais. Ele explicou exatamente onde alguém pode ir para baixar o arquivo que infringe totalmente o copyright. Não é só um arquivo ilegal, mas é um arquivo alterado. Ele também escreveu que é assim que o álbum deveria soar".
Ele continou, "compartilhamento de arquivos de músicas é ilegal. Ponto. Não há nada a ser discutido. O fato é que o Sydsvenskan tem um escritor que baixou esta música ilegalmente e então cita um site ilegal em seu review, o que é inaceitável para nós".
Sundin adicionou que a Universal Music ainda não determinou o impacto que este incidente terá na relação da gravadora com o Sydsvenskan.
"Nós vivemos em simbiose uns com os outros e nós enviamos a eles discos de nossos artistas de graça para review", explicou. "Mas se eles baixam os discos ilegalmene no lugar, então não há motivo para fazer isso".
Fonte (em inglês): Blabbermouth.net
|