Destaques

Notícias

Crítica a Universal Music do Brasil

   12 de Setembro de 2008     tags: brasil, crítica, death magnetic      Comentários

Hoje o Brasil conheceu a edição nacional do novo CD do Metallica, "Death Magnetic", lançada pela Universal Music do Brasil. No entanto, acredito que muitos, assim como eu, se decepcionaram ao ver a qualidade medonha do produto, quando comparada as versões norte-americanas, européias e japonesa.

Não sendo o bastante não lançarem nenhuma das edições especiais do álbum (digipak, box em formato de caixão, LP duplo e box com 5 LPs), fomos presenteados com um CD em uma caixinha preta - similar as usadas no início da década passada - ao contrário da caixinha transparente com cantos arredondados utilizada nos Estados Unidos e Europa.

Mais que isso, um dos diferenciais do CD, que seria o livreto com um corte em formato de caixão em todas as páginas, objetivando um efeito tridimensional e único, também foi excluído da versão nacional.

É irônico que ao lançarem uma versão tão porca e ridícula do CD no Brasil, ainda haja algum tipo de espanto quanto a pirataria no país. Os diferenciais do CD original, que fariam com que a compra se justificasse, foram ignorados e excluídos.

Mais irônico ainda é cobrarem cerca de 32 reais por tal edição nacional do Death Magnetic, enquanto nos Estados Unidos temos as lojas Hot Topic vendendo uma versão superior por apenas 5 dólares que, convertido para reais, daria menos do que 10 reais, ou seja, menos do que 1/3 do preço praticado no Brasil.

Pior, a distribuição nacional do álbum foi falha e péssima. Comprar no dia de lançamento no Brasil? Parece privilégio, quando deveria ser direito, ou no mínimo, respeito ao consumidor. Enquanto nos Estados Unidos, Europa e Japão vimos os CDs chegarem nas lojas antes do dia oficial de lançamento, para garantir que no dia 12 as lojas já possuíssem suas cópias para que os clientes as comprassem, no Brasil algumas poucas lojas possuem o disco e apenas aquelas em grandes centros como São Paulo.

Abaixo, algumas fotos comparativas.

Caixa importada:


Caixa nacional:


Digipak e caixa arredondada:


Livreto nacional:



Livreto importado:


Agradecimentos pelas imagens: Angel Dust, raphamj e Skullcrusher


Veja também

Death Magnetic digipak nacional (25 de novembro de 2008)
Death Magnetic digipak no Submarino (01 de dezembro de 2008)
Trilha de Through The Never entre os 10 mais vendidos nos EUA (02 de outubro de 2013)
Death Magnetic a caminho de 500 mil cópias vendidas (13 de setembro de 2008)
Pré-venda digital do Death Magnetic no Brasil (02 de agosto de 2008)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2025 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade