Pat Pemberton da Spinner.ca informa que o Metallica poderia ter evitado a famosa revolta dos fãs caso tivesse ouvido o frontman do Byrds, Roger McGuinn. Quando o baterista do Metallica, Lars Ulrich, se preparou para testemunhar frente ao Congresso contra o compartilhamento de arquivos em 2000, McGuinn diz ter tentando convencer Ulrich de que os downloads eram o futuro.
"Eu falei com Lars, mas ele parecia não entender", disse McGuinn, que testemunhou contra no Congresso imediatamente depois do Metallica. "Ele ainda estava firme do lado das gravadoras, achando que as pessoas estavam passando a perna nele. Minnha atitude foi tipo, 'ei - é o novo rádio'. Vocês deveriam ficar contentes quando as pessoas exploram suas coisas e distribuem, pois isso significa que elas vão ir aos shows e comprar seu merchandise, e você fará muito mais dinheiro dessa forma."
Apesar de ter 58 anos na época - e ser um produto dos anos 60 - McGuinn estava a frente do seu tempo na questão de downloads. Cinco anos antes, ele inaugurou o Folk Den, um site onde oferecia música de graça. Até hoje, McGuinn ainda grava uma música folk tradicional por mês e a oferece de graça para download.
A matéria completa, em inglês, pode ser lida clicando aqui.
Fonte (em inglês): Brave Words & Bloody Knuckles
|