Destaques

Notícias

Live Nation e Metallica envolvidos em repasse de ingressos para revendedores

   19 de Julho de 2019     tags: live nation, worldwired tour      Comentários



Uma reportagem da Billboard revelou que um representante do Metallica conspirou com a Live Nation para colocar 88 mil ingressos de shows diretamente no mercado de revenda. A revista obteve uma conversa entre o funcionário do Metallica, Tony DiCioccio, e o presidente de shows dos EUA da Live Nation, Bob Roux, discutindo o esquema em detalhes.

A gravação foi feita em Fevereiro de 2017, pouco antes da estréia da perna norte-americana da turnê WorldWired. A ligação retrata a frustração de Roux por conta da recusa da Ticketmaster em repassar ingressos diretamente para revendedores e sua estratégia de implementar um esquema de revenda. O presidente da Live Nation sugeriu que "ou um empregado da Live Nation ou a bilheteria de um ponto de venda basicamente pegasse os ingressos e vendessem para uma única conta".

"Quando isso acontecer, 4600 ingressos em uma única conta, algumas pessoas podem desconfiar", acrescentou Roux. "Essa é a parte que estou tentando resolver com o Tony. Você quer manter isso em silêncio, mas não tem um bom jeito de fazer isso sem acender uma luz vermelha".

Um executivo que também estava na linha, Vaughn Millette - atualmente CEO da Outback Presents - enviou a gravação para os executivos da Live Nation e membros do conselho em 27 de Junho, para "alertá-los da informação que obteve enquanto trabalhar na empresa como um parceiro de negócios". A chamada foi eventualmente repassada a Billboard por uma "fonte próxima a Live Nation".

Quando confrontado com a ligação, a Live Nation admitiu a transferência silenciosa de ingressos para as mãos de revendedores durante anos. "Cerca de uma dúzia de artistas dos milhares que trabalhamos nos pediu para fazer isso [entre 2016 e 2017]".

A Live Nation acrescenta que "desde então, pedidos como esses diminuiram praticamente para zero, já que ferramentas como preço dinâmico, assentos premium e pacotes VIPs se provaram mais eficientes em recapturar o valor perdido anteriormente para o mercado secundário. A prática padrão é [atualmente] de usar as ferramentes da Ticketmaster para ajudar os preços a ficarem próximos do preço real de mercado."

"Nesta situação, um consultor do Metallica optou por usar o mercado secundário para tentar obter esse valor".

Roux e Millette conspiraram para vender até 4400 ingressos por show para 20 shows do Metallica da perna norte-americana da WorldWired. Millette teve acesso a 2640 ingressos premium e 1780 assentos "problemáticos" (difíceis para a Live Nation vender) de cada show.

O acordo dava 40 porcento do valor da revenda para o Metallica, 40 porcento para a Live Nation, 12 porcento para DiCioccio e 8 porcento para Millette. Uma outra fonte afirmou no entanto que a porcentagem da Live Nation era menor.

Depois de tentar vender até 88 mil ingressos por um período de seis meses, Millette acabou perdendo dinheiro, apesar da turnê do Metallica ter arrecadado 111 milhões de dólares em 2017.

DiCioccio é uma pessoa extremamente próxima do Metallica. Um representante do Metallica detalhou quão próximo exatamente ele é da banda, afirmando a Billboard que "se houver cinco assentos em um avião voltando para casa, é a banda e Tony".

De acordo com representantes do Metallica, a banda não sabia dos negócios de DiCioccio com a Live Nation. Até o momento, no entanto, ele ainda é um empregado direto do grupo, trabalhando como consultor de ingressos.

Fonte (em inglês): Loudwire


Veja também

Show do Metallica no Brasil em 2019? (24 de junho de 2018)
Números sobre alguns shows do Death Magnetic (24 de fevereiro de 2009)
Ingressos se esgotam para shows da Suécia, Finlândia e Noruega (20 de outubro de 2008)
Informações sobre vendas dos shows de Los Angeles (24 de janeiro de 2009)
Ulrich fala sobre gravadoras e Guitar Hero (24 de março de 2009)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Google+   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2019 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade