O Metallica participou como artista da casa no 37o. Festival de Filmes de Mill Valley, que acontece durante os dias 2 e 12 de Outubro na cidade do norte da Califórnia. Cada um dos quatro membros da banda apresentou a exibição de um filme que foi escolhido pessoalmente para o evento.
Em 3 de Outubro, o guitarrista Kirk Hammett, um viciado em horror, apresentou o filme cult de 1971, "Dracula Vs. Frankenstein". Em 6 de Outubro, o baixista Robert Trujillo exibiu "Jaco", um documentário que ajudou a produzir sobre o baixista Jaco Pastorius. Já o baterista Lars Ulrich mostrou "Whiplash" em 7 de Outubro, uma produção independente sobre um aspirante a baterista e seu cruel professor que ganhou múltiplos prêmios no Sundance deste ano. Ulrich também entrevistou o diretor e escritor Damien Chazelle após o filme.
O frontman do Metallica, James Hetfield, apresentou em 8 de Outubro o clássico "Três Homens em Conflito". A música tema do filme é usada como música de abertura dos shows da banda por décadas.
Falando sobre o filme, Hetfield disse durante sua sessão de perguntas e respostas: "Eu não me lembro de quando o vi pela primeira vez. Eu me tormei um fã de Clint Eastwood bem cedo, e este é um daqueles filmes que... [O personagem de Clint foi] um dos primeiros mentores na tela que eu meio que quis copiar... O cara duro, quieto e legal. Na verdade, eu me identifiquei com cada um dos personagens do filme - o feio, o bom e o mau. Sem me aprofundar muito, mas, sim, metaforicamente, todos nós temos isso na gente, todos nós temos o potencial de ser cada um deles."
Ele continuou: "O que eu gostei do filme, para mim, foi que cada um dos personagens tinha sua própria técnica de sobrevivência - como eles navegaram no deserto, a guerra, apenas lutando pela vida... Todos eles tinham sua própria forma de fazer as coisas. E, sabe, Clint era o mais legal."
Hetfield também falou sobre a "The Ecstasy of Gold", a música de "Três Homens em Conflito" que é usada pelo Metallica para abrir os shows desde 1983. "Há uma cena, 'The Ecstasy of Gold' - talvez todos vocês já tenham visto, talvez não - mas perto do final, algo acontece, e há um canhão e Clint... Nós meio que fizemos isso em nossos... Nós usamos a música de introdução deste filme desde 1984, possivelmente... 1983", disse ele.
"Nós tínhamos esta fita terrível de introdução que eram apenas batidas de coração e ficavam cada vez mais rápidas, e então nós entrávamos. E nosso primeiro empresário disse, 'isso é uma porcaria. Vocês podem fazer melhor do que isso'. Então ele nos tocou 'The Ecstasy of Gold', e aquilo foi uma das coisas mais legais que nosso primeiro empresário fez. [risos] Isso foi basicamente a única coisa que mantivemos dele, de conselhos."