Segundo a Billboard.biz, as vendas dos álbuns de estúdio de Metallica foram negativamente impactadas pela decisão da banda de adicionar seu catálogo ao serviço de streaming Spotify, em 6 de Dezembro.
Baseado nos dados da Nielsen SoundScan sobre os álbuns de estúdio do Metallica pelas quatro semanas antes do Natal de 2008 a 2012, as vendas foram 15% mais baixas na semana que os títulos foram adicionados ao Spotify e 35% abaixo das expectativas na semana seguinte.
As vendas tiveram aumento de 60% e 61% no período de quatro semanas que antecedem o Natal em 2010 e 2011. Em 2012, o aumento foi de apenas 27,2%.
O Metallica disponibilizou todos os seus nove álbuns de estúdio, além de vários materiais ao vivo, singles, remixes e colaborações no Spotify. O movimento foi significativo, uma vez que Sean Parker, co-fundador do Napster, é um dos diretores do Spotify. O Metallica travou uma batalha contra o Napster mais de um década atrás, atacando o compartilhamento ilegal de músicas da banda, o que resultou em uma ação legal e em problemas de imagem para banda.
Fonte (em inglês): Blabbermouth.net
|