O último passo do Metallica

Revista Planet Metal – Ano 1 Número 1 – Janeiro de 99

O mês de novembro foi bastante movimentado no cenário metálico paulista, contando, entre outras coisas, com a vinda de Jason Newsted ao nosso país. O baixista do Metallica esteve aqui dando entrevistas e divulgando o mais novo trabalho do grupo, um álbum duplo chamado Garage Inc. . São nada menos do que vinte e sete músicas, incluindo dezessete que já foram lançadas em álbuns e singles e dez novas gravações, sendo algumas completamente inéditas e outras que o grupo já tocou ao vivo, em estúdio ou em casa. A idéia de fazer um trabalho deste tipo, que reunisse todos os covers tocados por leses, já estava na cabeça da banda havia algum tempo.

Logo depois da última turnê realizada pelo Metallica, todos os integrantes da banda se encontraram e começaram a colocar este novo projeto em prática. “Nós demoramos vinte dias para gravar todas as faixas deste disco”, disse o baixista em entrevista coletiva realizada em São Paulo. “Aliás, nós estipulamos um prazo final para estas gravações e procuramos cumpri-lo corretamente”, completa. Esse superpacote preparado especialmente para os fãs mais assíduos do grupo tem como objetivo mostrar quais são as bandas que mais influenciaram o Metallica em todos esses anos de carreira. “As bandas que escolhemos para prestigiar neste álbum de covers são bandas que nos influenciaram, que nos fizeram ter vontade de começar a tocas. Ninguém pega uma guitarra e resolve que vai começar a tocar e que vai ser um astro da música sem ter se inspirado em alguém. Essa história de total inovação e de pessoas que não se baseiam em nada para criar suas músicas é uma grande mentira. Todos nós nos inspiramos em algo para aprender a tocar e pensamos nos estilos que gostamos na hora de fazer uma canção”, disse Jason, que ompletou afirmando que Garage Inc. é também uma espécie de homenagem aos grupos que apareceram no álbum.

Dentre as músicas que foram gravadas especialmente para este álbum, Jason conta que “foi complicado decidir quais bandas iriam entrar no álbum, uma vez que há inúmeras delas que gostamos e que nos influenciaram ao longo de nossa carreira”. Somente depois de muita conversa e democracia, eles conseguiram chegar aos grupos que estão neste disco os quais, aliás, foram escolhidos por todos. “Nós escolhemos músicas que todos gostamos e não especificamente alguma que só eu ou só outro membro da banda goste. A única exigência que eu fiz, mas que todos concordaram por ser importante para eles também, foi que tivesse uma música do Black Sabbath”, contou Jason. Além de Sabbath, Garage Inc. conta com nomes como Nick Cave and The Bad Seeds, Bob Seger, Diamond Head, The Misfits, Discharge, Lynyrd Skynyrd, Blue Oyester Cult, Motörhead, Queen, Holocaust, Thin Lizzy, Mercyful Fate e mais alguns outros nomes bem antigos. “Para falar a verdade, se fôssemos colocar todas as bandas que gostaríamos, teríamos material para pelo menos mais um disco”, finaliza Newsted sem se esquecer se dizer que não há grupos novos no álbum porque estes, em vez de influenciarem, foram influenciados pelo Metallica. E para aqueles que ficaram empolgados com este lançamento, o baixista garante que, com as bandas que não entraram neste disco, eles podem muito bem fazer outro bem parecido daqui há alguns anos.



Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2024 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade