Destaques

Notícias

10 anos de Metallica Remains

   13 de janeiro de 2008     tags: metallica remains      Comentários

No dia 13 de Janeiro de 1998, nascia mais um dentre tantos sites sobre Metallica em português. Pequeno, com poucas visitas diárias – isso quando não era visita, no singular – e ocupando alguns poucos kilobytes em um servidor que já deixou de existir, surgiu o Metallica Remains (ou MetalRemains, para os íntimos), como forma de homenagear aquela que foi a primeira banda a me introduzir no mundo do metal.

Agora, 10 anos depois, é possível ver os frutos desse esforço e do respeito que tenho pelo Metallica. Claro, chegar ao que o Metallica Remains se tornou hoje não foi fácil, afinal, foram 10 anos de dedicação, diversos problemas com servidores, muitos imprevistos (vide início de 2004, quando o site foi completamente deletado do host, sem aviso prévio) e poucos recursos. Inclusive, é engraçado pensar que se passaram tantos anos desde que o site foi criado. Nesse meio tempo, terminei o ensino fundamental, terminei o colegial, estou terminando a faculdade. O site esteve presente em quase metade da minha vida e ele é, hoje, motivo de muito orgulho para mim.

O que muita gente talvez não saiba, no entanto, é que o site é formado por uma "equipe" de um único membro. Pois é, excluindo o fórum, no qual eu conto atualmente com a valiosa e importante ajuda do Henrique "Megadave" e do Thales "Strider" na moderação, o restante do site é mantido por uma única pessoa, que - é bom frisar - considera o MetalRemains como um hobbie e, assim sendo, é feito nas horas livres e não gera lucro. Tradução de notícias, inserção de conteúdo, programação de páginas, criação de layout, tudo está sob minha responsabilidade. Felizmente, durante estes anos, recebi contribuições dos mais diversos tipos por parte dos visitantes, o que, além de ser um incentivo ao meu trabalho por aqui, é de grande ajuda.

Aliás, os visitantes foram algo fundamental para que o Metallica Remains se tornasse o maior site em português sobre a banda. É gratificante saber que o site é uma das principais fontes de informações e notícias do grupo (que foram introduzidas por aqui em 2001), o que fica evidente quando vejo as visitas aumentarem sempre que existe algum evento envolvendo o conjunto. Eles também foram responsáveis por trazer outros visitantes ao MR, cuja popularidade se deu fundamentalmente a propaganda boca a boca (e ao São Google, é claro). Por isso, a todos os visitantes, meus agradecimentos, e a alguns deles, minhas desculpas. Analisando esses 10 anos, eu vejo que, assim como qualquer humano, também cometi erros em algumas ações tomadas. Por isso, aos que merecem, minhas desculpas.

Algo também fundamental ao site é o fórum de discussões. Criado em caráter experimental em Abril de 2003, o fórum no fim se mostrou um experimento bem-sucedido e se tornou parte da minha vida e, acredito, de muitos outros. Lá, fiz amigos, conheci pessoas e opiniões diferentes. Ao longo de seus quase 5 anos de existência, contei com a ajuda de alguns usuários que se tornaram moderadores e de vários outros usuários que, mesmo não sendo moderadores, contribuiram - e contribuem - para seu crescimento. Ficam aqui meus agradecimentos por se preocuparem com o fórum e colaborarem com sua organização e funcionamento.

Ainda em 2003, o site também ganhou seu próprio domínio, este que é usado até hoje para acessá-lo. O MetalRemains, nessa época, já podia ser considerado grande e esse foi um passo natural para que ele crescesse ainda mais, o que veio a acontecer quando se tornou chapter do fã-clube oficial do Metallica, o MetClub, em 2006. Já no ano passado, o site passou a contar com um sistema que integra toda a parte de discografia, letras, clipes e videografia, tornando-o mais dinâmico e mais fácil de ser atualizado, o que, acredito, facilitou tanto para mim quanto para os visitantes.

Enfim, como eu disse logo no começo, é engraçado - para não dizer interessante - pensar que se passou tanto tempo desde que o site foi criado. Nesse período, muita coisa mudou no site, muita coisa mudou na minha própria vida. Aliás, quase tudo mudou, menos o fator Metallica. Ah, o Metallica... Este permanece e perdurará por muitos mais anos. ;)


Veja também

20 anos de Metallica Remains (13 de janeiro de 2018)
Esclarecimentos sobre dificuldade de acesso ao site (04 de fevereiro de 2010)
MetalRemains se torna Chapter Oficial do MetClub (11 de março de 2006)
15 anos de Metallica Remains (14 de janeiro de 2013)
Desculpas de Mustaine ao Metallica (12 de dezembro de 2004)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Google+   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2019 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade