Aproveitando a vinda do Iron Maiden pelo Brasil, com uma turnê que vai passar por seis capitais, o G1 aproveitou para listar os 15 discos mais influentes do gênero, passando pelas subdivisões e contando a história do metal ao longo de seus quase quartenta anos de existência.
Para elaborar esta lista, o G1 recorreu a obras de referência sobre o metal, como o documentário “Metal: A headbanger’s journey” e o livro “Sound of the beast”, além de classificações como a elaborada pelo site especializado IGN, com os 25 discos mais influentes do gênero. Vale lembrar que nem todas as bandas citadas na lista podem ser consideradas de “metal” por todos os leitores: a idéia é contar a história do gênero, partindo das raízes do blues britânico até chegar na “New wave of american heavy metal” – uma viagem divertida, pesada e barulhenta.
Veja abaixo a justificativa da escolha de "Master of Puppets":
Metallica – “Master of Puppets” (1986, Elektra)
É praticamente impossível escolher o melhor ou mais importante entre os quatro primeiros álbuns do Metallica, mas “Master of Puppets” conseguiu o equilíbrio certo entre a urgência de “Kill ‘em all” e a técnica de “...And justice for all”. Lançado em 1986, mesmo ano de “Reign in blood” do Slayer, “Master...” também é a estreia da banda em uma major – no caso, a Elektra. O disco foi gravado na Suécia, no mesmo estúdio onde a banda fez “Ride the Lightning”, de 1984. Coeso, o disco de despedida do baixista Cliff Burton, que viria a morrer em um acidente com o ônibus de turnê da banda, é um tratado de thrash metal do começo ao fim, passando por clássicos como a faixa-título e “Welcome home (Sanitarium)”.
A matéria completa pode ser lida no G1, clicando aqui.
|