Destaques

Notícias

Os últimos três shows... O final da linha... O começo de outra

   21 de Novembro de 2010     tags: world magnetic tour      Comentários

O site oficial do Metallica foi atualizado com a seguinte mensagem, a respeito do final da turnê do álbum Death Magnetic, que teve início em 2008 e terminou hoje, 21 de Novembro.


...então este é o final, meus amigos...
Quer dizer, não do Metallica ou algo assim, uhum... Como James Hetfield mesmo disse na conclusão da turnê World Magnetic neste noite no Rod Laver Arena em Melbourne, Austrália, 'nós voltaremos mais algumas várias vezes'... Não, o final, meus amigos, de uma turnê que teve 215 shows em 992 dias em 45 países diferente.
O final de um final de uma turnê que viu o Metallica ir a Austrália três vezes tamanha era a demanda (digo, o que foi isto? 16 shows que este amáveis e loucos bastardos beberam como se fosse o melhor champanhe em garrafas de cerveja?).
O final de uma turnê que (para mim) viu esta banda redescobrir seu verdadeiro coração e alma.
O final de uma turnê que viu estes quatro homens crescerem muito mais do que já vimos antes.

É a primeira vez que eu vejo uma turnê acabar onde todos na banda não ficaram cansados uns dos outros, e nem sempre foi assim.
Sem brigas.
Sem maiores reclamações.
Sem jogos passivos-agressivos.
Só quatro homens que estavam genuinamente aproveitando cada noite que eles trouxeram esta música para vocês, e mais do que isso, genuinamente aproveitando sua própria química bela e harmoniosa.

Há obviamente o alívio físico de que seus corpos descansarão um pouco, um pouco de recuperação além de duas semanas.
Mas igualmente, há esta sensação constante de que isto... Isto.. Bem, 'isto foi divertido e, caramba, nós vamos sentir saudades disto antes que possamos perceber.'
Porque para mim, Lars, James, Kirk e Rob se ligaram em performances que foram na maioria das vezes transcendentes nos termos de percebermos o outro nível em que esta banda pode chegar como artistas e músicos. E como tal, lá cresceu um enorme conforto no conhecimento de que seus renascimentos no começo do 'Death Magnetic' floresceu em uma vida completamente nova.

Estes shows (esta turnê) viram o Metallica tocar sem os pesos de preocupações de performance e estresses que bandas multi-platinadas geralmente tem. Eles tocaram com o espírito de crianças de novo, e por estarem se divertindo e não se preocupando com os detalhes, os detalhes foram virtualmente invisíveis. Engraçado como isso funciona...

Mas não se enganem, esta não é uma mera banda de garagem andando pelo lugar. Esta foi uma grandiosa operação aos cuidados do que deve ser a melhor equipe que alguém poderia pedir. Eu não sou do tipo que joga estatísticas sem ser convidado, mas eu farei isso porque, bem, elas são assustadoras.

143 shows de arena, 34 festivais, 29 shows em estádios, 4 shows em clubes/teatros, 3 programas de TV/radio, 2 shows no Rock and Roll Hall of Fame... Dois disastres naturais com o vulcão da Islândia e o terremoto de Christchurch, Nova Zelândia, mas sem nenhum show perdido (a não ser que você conte um certo incidente com ostras!)... Aproximadamente 56 mil bolas de praia foram jogadas (e dizem que os carpinteiros e ilustre responsável pelo palco podem ter consumido a mesma quantidade de cerveja)... Sete novo bebês nascidos entre os membros da equipe do Metallica, um noivado (Tori e Trivett) e um casamento (Dewey)... Houve aproximadamente 180 membros da equipe dos quais isto foram suas vidas, tomando até 24 horas por dia, 7 dias por semana; 14 ficaram desde o primeiro show até o último. Há mais estatísticas mas, ah, outro dia. Não preciso nem dizer que, desde que a turnê que se tornou o World Magnetic começou em 14 de Maio de 2008 até isto, o dia final, 21 de Novembro de 2010, muitas coisas aconteceram com muitas pessoas.

...e então é isto para que as turnês sobrevivam, quem dirá floresçam, o espírito familiar tem que estar aqui, lá, em todos os lugares. Pense um segundo sobre isto; isto não significa sempre pessoas felizes 24 horas por dia, mas significa amor e respeito de todos os lugares em um show, da banda para a equipe para VOCÊ...

Lars tem falado com alguns dos poucos fantásticos fãs que viajam milhares de milhas para dezenas de shows do Metallica, o próximo nível de dedicação se assim desejar, e ele disse a eles que ele também era um deles, que ele fez algo similar para o Richie Blackmore. Ele disse que ele se juntaria a eles na grade e chegaria lá. E esta noite, depois que a última nota da turnê foi ouvido, depois do "último suspiro" foi dado, estava Lars, pulando do palco e indo direto ao público (Kirk foi rápido em se juntar a ele), dividindo a luta e buscando ar com aquela famosa expressão Ulrichiana de felicidade. Foi ótimo, um simples mas imensamente poderoso (assim como puro) gesto. E você não pode fingir este tipo de coisa. Você realmente não pode. E eu digo isto não só porque Lars disse que ele iria para a grade com os fãs e o fez, eu digo isto porque lá no fundo, há uma energia que todos eles recebem dos fãs. É inegável. Você deve saber o que eu quero dizer, e se não sabe, vá a um show um dia e aprenda!

Então, sério, deixe-me ser claro mais uma vez. Sim, é o final da turnê World Magnetic, mas foi uma celebração dos novos mundos, novos lugares, novas jornadas e destinos que eu sinto que o Metallica embarcará agora com tamanha felicidade, diversão e força por mais anos e anos. E por mais que eu tente finalizar isto dizendo adeus, bem, não é isto realmente, é? O Metallica tem 30 anos a partir de Janeiro de 2011... E dado o apetite que eu testemunhei até nestes últimos três shows de Melbourne, nós ouviremos algo deles antes do que imaginamos (eles já anunciaram o Rock in Rio no próximo Setembro, antes de terminar oficialmente a turnê World Magnetic, isto te diz algo). Eu não tenho nenhum conhecimento interno e nenhum detalhes de nada, mas eu estou dizendo que estou certo!

:-)

Steffan Chirazi
Melbourne, 21 de Novembro de 2010


Veja também

Ulrich: "Turnê me fez apreciar ainda mais o Death Magnetic" (02 de março de 2011)
Turnê dos Big Four nos EUA? (20 de julho de 2010)
O fim da linha... (13 de julho de 2010)
Ulrich diz não ser ganacioso ou anti-internet (11 de dezembro de 2010)
Hetfield: "Estamos bem animados em compor de novo" (29 de julho de 2012)

Comentários




Newsletter
Receba em seu e-mail as últimas notícias sobre Metallica:

Conecte-se

Facebook   Twitter   RSS   Fórum

© 1998-2023 Metallica Remains - Desde 13 de Janeiro de 1998 | Política de Privacidade